Innovation News #124
South Summit Brazil, Comitê Científico, Professor do Amanhã, selo do azeite de oliva, semicondutores e living labs são os assuntos da semana
Em ação social do South Summit Brazil, Comitê Científico visita comunidades atingidas pelas enchentes de maio
O Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática está realizando encontros com a comunidade em três cidades da região metropolitana fortemente afetadas pelas enchentes de maio de 2024: Canoas, Alvorada e Eldorado do Sul. O objetivo é debater soluções para os obstáculos enfrentados pelas populações locais após as cheias.
Intitulada Supporting Communities Affected by Floods (Apoiando Comunidades Afetadas por Inundações), a iniciativa conta com a parceria da Central Única das Favelas do RS (Cufa) e do Regenera RS e integra as ações sociais do South Summit Brazil. Os resultados das reuniões com as comunidades serão apresentados durante o evento, que acontece de 9 a 11 de abril, no Cais Mauá, em Porto Alegre.
Confira como foi o encontro em Canoas.
Saiba mais sobre as ações sociais do SSB.
Empresas apoiadas pela Fapergs são finalistas da Competição de Startups do South Summit Brazil
As empresas Terra Mares e TideSat Global, que receberam apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) através dos editais Centelha, Doutor Empreendedor e Tecnova 3, estão entre as 50 startups finalistas da Competição de Startups do SSB.
A Terra Mares está na disputa da categoria Indústria 5.0, e a TideSat Global participa da categoria Sustentabilidade e Tecnologia Climática.
Um dos maiores eventos do ecossistema de inovação e negócios na América Latina, o South Summit Brazil anunciou as 50 startups finalistas em 2025. A competição recebeu 2.129 inscrições de 79 países.
As vencedoras serão anunciadas durante o evento, que acontece de 9 a 11 de abril, no Cais Mauá, e é correalizado pelo governo do Estado.
Na PUCRS, Comitê Científico debate resiliência climática com alunos do Professor do Amanhã
O Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática realizou, na quarta-feira (12), uma roda de conversa com alunos do programa Professor do Amanhã na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Autoridades e profissionais de diferentes áreas abordaram assuntos como construção de resiliência climática, contexto geoclimático do Estado, sistema econômico e sustentabilidade, análise de dados em eventos extremos, entre outros, contribuindo para a formação dos futuros docentes.
Para a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, o encontro foi importante para engajar os estudantes na tarefa de tornar o Rio Grande do Sul mais resiliente. “Estou muito feliz com este momento, pois é importante que nós, como Comitê Científico, estejamos aqui fazendo a interlocução com os alunos do programa Professor do Amanhã”, destacou.
Comitê Científico publica segundo boletim informativo
O Comitê Científico de Adaptação de Resiliência Climática (CCARC), do Plano Rio Grande, publicou o segundo boletim informativo. Esta edição traz as principais atividades realizadas pelo colegiado entre os meses de dezembro de 2024 e fevereiro de 2025.
Entre os destaques, estão a terceira reunião extraordinária em celebração à Semana da Ciência, o parecer sobre o Plano Conceitual de Dragagem da Hidrovia Lagos dos Patos/Lago Guaíba e o registro completo das ações referentes ao período. O boletim informativo do CCARC é trimestral.
Confira aqui o boletim.
Sict e Ibraoliva abrem inscrições para certificação de azeites
Estão abertas as inscrições para a edição 2025 do Selo Produto Premium Origem e Qualidade RS, iniciativa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), em parceria com o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). O regulamento está disponível no site da secretaria e esclarece os critérios estabelecidos. As inscrições vão até 28 de maio.
Clique aqui para acessar o regulamento.
Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.
Clique aqui para saber mais sobre o programa Produtos Premium
UCS inaugura AgroCity Living Lab e celebra Professor do Amanhã
A terça-feira (11) marcou a inauguração do AgroCity Living Lab na Universidade de Caxias do Sul (UCS), espaço colaborativo de inovação no agronegócio. O ambiente foi estruturado a partir de recursos de edital promovido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict).
A inauguração integrou a Semana Internacional de Cidades Resilientes e Sustentáveis, que acontece de 8 a 15 de março em Caxias do Sul. No projeto, o Estado investiu mais R$ 870 mil por meio do Edital 08/2023, referente ao programa TEC4B.
Também na UCS, em evento sobre educação, a secretária Simone Stülp e a diretora de Gestão da Inovação da Sict, Paola Schaeffer, participaram de mesa redonda sobre o programa Professor do Amanhã, que integra o currículo da instituição da serra gaúcha.
Curso de design de chips da Unipampa em Alegrete se encerra com apresentação de projetos
Para marcar o encerramento da especialização em design de chips oferecida pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em Alegrete, foi realizado, nesta terça-feira (11), o Workshop + Job Fair Inova Semicondutores.
Os alunos apresentaram seus projetos finais e participaram de uma feira de empregos com empresas da área - Instituto Senai de Inovação, Ceitec, EnSilica, Impinj, Chipus e Cadence -, em mais uma ação do programa Semicondutores RS, coordenado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict).
O prefeito de Alegrete, Jesse Trindade, também participou do evento.
O curso de Formação de Projetistas de Circuitos Integrados – Sistemas de Sinais Mistos foi aprovado no edital Inova Semicondutores 03/2023 e recebeu um investimento de R$ 869.282. Foi iniciado em setembro de 2024, totalizando 720 horas entre classes teóricas e práticas.
Sict nas redes
Quer saber mais sobre a ação social do South Summit Brazil em Alvorada? Veja como foi o encontro promovido pelo Comitê Científico em parceria com a Cufa RS e o Regenera RS.
Nosso informativo é enviado toda segunda-feira.
Para sugerir pautas, escreva para ascom@sict.rs.gov.br
Até a próxima semana!